Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3,16-17.
Vejamos nesta passagem o poder aperfeiçoador da Palavra de Deus na vida dos cristãos. O efeito gradual e contínuo da leitura, estudo e meditação das Escrituras é o nosso aperfeiçoamento.
Aperfeiçoar é a arte de trabalhar em um material bruto e refiná-lo com melhorias, lapidação e esmero.
É isso que o ensino da Palavra de Deus faz conosco. Ele nos dá crescimento no conhecimento do caráter de Cristo, nos confronta em nossos pecados e corrige nossos pensamentos, emoções e ações. Educa-nos em nosso coração, para que nos tornemos perecidas com Cristo a fim de nos deixar preparadas para uma vida que glorifica ao nosso Pai celestial.
Não é pelas nossas próprias aptidões que somos transformadas, mas pela graça que nos alcança. Como joias lapidadas, esmeradas, limpas das impurezas, tornamo-nos cada dia mais parecidas com Cristo, aperfeiçoadas e perfeitas, prontas para servirmos ao Reino de nosso Senhor.
A palavra de DEUS nos limpa: Vós já estais limpo pela Palavra que vos tenho falado. João 15,3. Uma boa limpeza não acontece sem material adequado e algum procedimento envolvido.
Algumas mulheres aperfeiçoaram o método que aprenderam com suas mães, outras descobrem novos caminhos, mas seja como for, a limpeza é necessária em qualquer ambiente em que as pessoas vivam.
Na verdade, o que importa é que o resultado da limpeza nos proporcione um ambiente limpo, adequado para vivermos com saúde e conforto. No entanto, a prática da limpeza é muito mais do que o aprendizado do uso do material e dos utensílios adequados, envolve hábito, rotina e uma sequência nas tarefas. Se nos importamos com a limpeza dos ambientes externos a nós e empregamos tempo para isso, muito mais deveríamos investir em nossa purificação espiritual.
E como fazemos para limpar nossa mente, alma e coração? Será que é possível usarmos o mesmo modelo de limpeza de nossas casas para a morada do Espírito Santo em nós?
A Palavra de Deus é o mais excelente material para a purificação de nossas almas e mentes. Temos que ter sabedoria e disposição para nos lançarmos na Palavra com todo empenho e usá-la com perícia.
Você já mergulhou nas Escrituras com o propósito de ser purificado(a)?
Seja intencional na sua leitura bíblica na busca por purificação. Nosso Senhor trabalha em você enquanto você o busca (Jr. 29,13) e ele mesmo vai ajudá-la a aplicar, através do Espírito Santo, a Palavra em seu coração, renovando (Rm. 12,2) sua mente para que não fique estagnada, conformada ao mundo e aos seus valores.
A Palavra de DEUS NOS SANTIFICA!
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17,1). Quando Deus separou um povo para si, Ele não escolheu o maior povo, nem o melhor povo, ele separou um povo que ele mesmo iria capacitar, preparar e santificar. Que privilégio!
Se você foi escolhido para receber o dom da fé (Ef. 2,8-9), alegre-se na sua salvação (Is. 12,3) e glorifique ao nosso Pai com a sua vida, oferecendo a ele um culto racional: disponha-se e estude a Palavra, que é a Verdade que a santifica.
A verdade da Palavra de Deus incutida em sua mente vai protegê-la das ciladas do pai das mentiras e fará de você uma cristã forte, preparado para a batalha contra os poderes do mal, aquele que não vemos, mas que sabemos que nos rodeia (1Pe 5,9).
E mais a PALAVRA nos LIBERTA. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8,3).
Você é capaz de recordar-se de um tempo em que foi escravo?
Conhecemos pessoas que são cativas de suas emoções. Para elas a razão não tem sentido (nem sentimentos), vivem controladas pelos seus afetos e desafetos. Controladas pelo mundo exterior, pelo que as pessoas pensam delas, ou pelo que sentem por elas. São como um barco sem leme, expostas aos ventos, navegam sem direção, sem proteção, sem porto seguro.
Mas quando conhecemos a Palavra do Senhor dos Exércitos, ela nos liberta do cativeiro da submissão às mentiras. Quanto mais conhecemos a Verdade, mais queremos viver a Verdade.
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração (Hebreus 4,12).
As Escrituras têm o poder de dar discernimento aos nossos pensamentos mais profundos e de nos fazer conhecer as entranhas e dobras de nosso coração.
Comments